segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Jonuel Gonçalves

Em Memória de Costa Andrade

Faleceu Fernando Costa Andrade, deputado e escritor angolano. Pelas características deste blog é seu papel como intelectual que retemos aqui ao receber a noticia de seu falecimento em Lisboa, onde estava em tratamento e onde tinha vivido nos anos 50 e começo de 60, como estudante e animador da Casa dos Estudantes do Império que, entre outras coisas, editou vários textos literários daqueles anos de relançamento da literatura angolana e de algumas outras do conjunto que hoje designamos por PALOP.
Nessa altura, Costa Andrade participou de duas importantes antologias elaboradas por Carlos Ervedosa, tambem falecido. Quando ambos vinham a Luanda em férias encontravam-se com uma tertúlia literaria baseada na Sociedade Cultural e no café "Monte Carlo", da qual participavam poetas tambem falecidos como Antonio Jacinto, Antonio Cardoso e João Abel e outros intelectuais que continuam vivos e ativos, como Adolfo Maria, Luandino Vieira e Arnaldo Santos.
Alguns adolescentes, então estudantes secundaristas acompanhavam algumas conversas da tertúlia e liam algumas das sua produções, datilografadas. Entre eles eu e isso acentuou minha vontade de escrever.
A última vez que vi Costa Andrade foi no lançamento do meu "Café Gelado" no largo da LAC, há um ano atrás e as ultimas noticias sobre sua doença tive há cerca de dois meses pelo F Baião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário